Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba


FAMÍLIAS QUE CONTRIBUÍRAM PARA O CRESCIMENTO DE

NOSSA CIDADE

A Família Mota: foram os fundadores, cavaram cacimbas (Seriema e Coqueiro) fizeram as primeiras casas de alvenaria e de taipa; descobriram a Cachoeira do Capim Açu, Olho D'água da Gameleira na Serra da Lolaia, os periquitos e samba caitá no Serrote do Riachão. Hospedaram os padres Franqsco e António Bolacha que celebraram as primeiras missas. Também construíram a primeira igreja no Século XVIII e iniciaram a agricultura e a pecuária. Os filhos eram alfabetizados pêlos pais. Pedro José da Mota foi delegado e um dos primeiros lojistas, juntamente com António Rodrigues Mota, este último foi bisavô da Professora !rla.

A Família Braga da Cunha da Cacimba Salgada;

A Vasconcelos de Fortaleza;

A Barroso Magno da Fazenda Pedra Ferrada;

A Família Salustiano: construiu a primeira pensão onde até a presente data funciona a Prefeitura Municipal. Quem deu continuidade foi Esperidião Coelho da Mota e Adauto Coelho da Mota, filhos de Lucas Salustiano, o pioneiro no ramo de hospedagem aos visitantes que por aqui passavam;

A Família Domingues Araújo: ancestral da tradicional família de Irauçuba, seus membros eram conhecidos como benfeitores, comerciantes e políticos;
A Família Barbosa de Azevedo: Pedro Barbosa e Dona Fineza os pais de Francisco Barbosa de Azevedo, grande político que muito fez pelo nosso município. Pedro Barbosa era .agricultor, pecuarista e comerciante.
A Família Gomes: Doca Gomes foi dono do primeiro cartório, cuidava da religiosidade de Irauçuba. Luís Gomes hospedava os padres em sua casa. Xisto Gomes cuidava da igreja junto com suas primas: Vina, Lu, Gilda e a inesquecível Mãe Jarina, representante da Família Rodrigues Cavalcante;
A Família Bastos, destaque para Paulo Bastos, homem de tirocínio para o comércio e para a política, dono do melhor hotel na década de 40, chamado "Hotel Cearense", atualmente é um comércio na Avenida Paulo Bastos, antes tinha um salão campal para bailes, era muito frequentado. Paulo Bastos foi um incentivador na área da educação e saúde, foi o primeiro enfermeiro que aqui tivemos e um grande líder político.

Comentários

  1. VOCEIS ESQUECERAM DE RAIMUNDO BATISTA MOTA, JUNTAMENTE RAIMUNDO MESTRE E JOAQUIM FERREIRA,PEDREIROS DE IRAUCUBA.QUEM ESTÁ ESCREVENDO AQUI É TOINHO BATISTA,FILHO DO RAIMUNDO BATISTA MOTA MUITO QUERIDO EM IRAUCUBA ELE QUE FEZ O TUMÚLO DO PREFEITO PAULO BASTO.UM ACONTECIMENTO POUCA GENTE SABE;MEU PAI RAIMUNDO BATISTA FOI QUE FEZ A ESXUMACAO DO CADAVER;QUANDO ABRIMOS O CAIXAO; O CRANIO DA CABECA ESTAVA VIRADO PRA BAIXO; QUER DIZER QUE ELE VOLTOU A SI.O PAI DO CARLITO JORGE DOMINGUES SABIA DO FATO.QUANDO ACONTECEU O MISSIA PIQUIRA ERA O AJUDANTE DO MEU PAI.EU SOU O TOINHO BATISTA MOTA LEMBRO COMO HOJE ESSA TRISTE LEMBRANCA; PAULO BASTO ERA MUITO QUERIDO ANTES DA POSSE ELE MORREU.HOJE ESTOU COM 64 ANOS LEMBRO COMO HOJE.MORO EM SPAULO A 43 ANOS MAIS LEMBRO DESTA TERRA TODO MOMENTO EM JULHO 2012 ESTAREI AI PARA REVE-LOS TODOS VOCEIS, PRINCIPALMENTE O PREFEITO NONATINHO QUE TANTO FEZ PELA ESSE POVO E CIDADE TAO QUERIDA QUE É IRAUCUBA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sincero agradecimento por acompanhar o meu trabalho, na tentativa de salvar o que restou da memória de Irauçuba

      Cordialmente,

      Félix

      Excluir
  2. MEU NOME É MARILENE COSTA BASTOS, NETA DE RAIMUNDA BASTOS COSTA, SOBRINHA DE PAULO BASTOS, PESSOA DE QUEM MINHA AVÓ FALA MUITO. HOJE ELA ESTÁ COM 83 ANOS, MORA EM FORTALEZA/CE, NO BAIRRO DO PARQUE ARAXÁ, PRÓXIMO AO CENTRO. É VIÚVA DE FRANCISCO SAMPAIO COSTA. ELA SEMPRE FALA DO TIO PAULO BASTOS E FALA MUITO DESTE HOTEL CEARENSE, INCLUSIVE COMENTA O SEU LEMA, "HOTEL CEARENSE, ATENDE COM TODA PONTUALIDADE 24 HORAS". ELA FALA QUE, POR MOTIVOS POLÍTICOS, SEU TIO TEVE QUE IR EMBORA DA CIDADE, NA ÉPOCA E QUE MORREU DO CORAÇÃO. TALVEZ POR ISSO SEU CRANIO TENHA SIDO ENCONTRADO VIRADO, POIS PODE TER VOLTADO A VIDA. FICO FELIZ POR ENCONTRAR FATOS DE MINHA HISTÓRIA. PARABÉNS. OBRIGADA.

    ResponderExcluir
  3. Fico feliz, em saber o acontecimento, na época que o sr Paulo Bastos, era candidato a prefeitura de irauçuba, sertamente seria o vencedor, hoje só ficou a memória, que todos que conheceram, não teve a honra de concretizar os nossos sonhos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba