Pag 16 Brincando de Bang-bang (anos 70 )


Televisão apenas do Sr Luis Rogério, Negreiros Bastos ,Jorge Domingues ,Carlos Lopes e Dona Alzenir ; nós não tinhamos muita opção de brincar ,pois a grande maioria dos irauçubenses sobreviviam da agricultura e alguns eram funcionários da prefeitura municipal (como ainda hoje é nos interiores, apesar dos concursos públicos) e não tinham dinheiro para comprar um aparelho caríssimo naquela época , mesmos os comerciantes como o Santo Agostinho tinha um rossado .
Os meninos imploravam para assistir televisão na casa dos outros, pois eram poucos televisores em Irauçuba, talvez uns 4 ou 6 televisores . Na época anos 70 , os filmes eram de bang-bang , ou seja os bandidos iam assaltar um banco, ou simplesmentes causar tumultos na cidade . As palavras eram escritas de forma estranhas : saloon, bank, sheriff, cowboy, postoffice, porque os filmes eram todos de origrm americanas . Nós adorávamos e queríamos ser os heróis do filme .
Assim nós brincavamos de Bang-bang apontando 2 dedos para o bandido . Existiam regras não podiam aparecer os pés ,era como nós estívessimos escondidos por detrás de pedras . Os pés deslizavam pelas laterais das calçadas da igreja principal (só tinha uma mesmo) e começava o tiroteio : "Pei ! Pei ! ei, eu ti matei ", " Não eu estava com o pé escondido" Quanta simplicidade , éramos felizes .
Os heróis eram o Zorro (todo mundo queria ser o zorro) , o Bonanza, O Tonto . A brincadeira começava depois da janta (naquela época jantávamos 7 horas em ponto, janta simples: cuscuz ou tapioca, jerimum de leite ) .
Havia também outras brincadeiras que era soltar "raias" (esta brincadeira nunca deixará de existir, mesmo com o uso dos computadores nas residências) .
Puxar carrinho feitos de latas pajéu era para poucos, só aqueles que podiam comprar . Os fazedores de carros de latas cobravam R$ 10,00 por um carro de lata .
Mas a brincadeira democrática era mesmo o Bang-bang ; filhos de pobres e ricos (ter uma bodega lá em Irauçuba era ser rico, rico mesmo era o meu tio Jorge Domingues, tinha uma mercearia e 2 postos de gasolina e fora prefeito de Irauçuba) participavam da brincadeira .
Havia também uma brincadeira chamada brincar de tribo ( hoje esta brincadeira são as gangues, quase sempre com mortes nas periferias das cidades ) . As tribos de índios que brigavam entre si . As lanças eram feitas de um cipó (uma planta) que nascia numa lagoa que ficava detrás da casa da Tia Paz .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba