Pag 14 Centro Educacional Paulo Bastos Ano de 1967

Padre Paschoal

Fundado em 09 de Dezembro de 1967. A primeira aula teve início em 1º de Março de 1968 com uma turma inicial de 37 alunos, seu primeiro Diretor foi Padre Pascoal que assumiu de 1968 a 1970. A Escola funcionou inicialmente no prédio que hoje é a Secretaria de Educação com apenas duas salas de aula, que foi crescendo a ponto da necessidade de uma sede própria que foi construída com a ajuda da comunidade onde hoje é o atual prédio. Inaugurada em 22 de Agosto de 1986 e em Janeiro de 1987 deram início as aulas na sede própria. Em 1971 formou-se a primeira turma de concludentes da 1ª Série do Curso Ginasial com 19 concludentes. Seu segundo Diretor foi o Professor Antonio Barbosa Braga que assumiu de 1º de Março de 1971 a Agosto de 1999, a Escola mantinha o Jardim, Alfabetização, 1ª a 8ª série e Ensino Médio Magistério.
A primeira turma de Magistério foi concluída em 1983 com 33 professores formados e a última turma formou-se em 2001 com sua ultima diretora a Professora Marilene Mota Pinto. No total a Escola na gestão da CNEC diplomou 549 professores e 1115 concludentes do 1º Grau, num geral de 1664 desde 1971 a 2001. Sendo assim a grande maioria dos professores de Irauçuba foram diplomados na Escola Paulo Bastos.Hoje a Escola faz parte da rede municipal, devido a sua história sócio-cultural a escola procura manter os mesmos padrões de uma Escola que preza pelo futuro dos cidadãos irauçubenses, tornando-se referencia na educação do município.
A nova Escola de Ensino Fundamental Paulo Bastos foi fundada em 22 de Fevereiro de 2002 tendo como seu primeiro Diretor o Professor Antonio Barbosa Braga. Atualmente a Escola funciona nos turnos manhã e tarde com salas de 1ª a 9ª série atendendo a 793 alunos. Sua atual Diretora é a Professora Raquel Lopes Braga, seus Coordenadores Pedagógicos são os Professores Luis Gonzaga Ferreira Júnio e Maria Aglaires Bezerra Gomes. Temos um quadro de professores capacitados que em sua maioria formaram-se nesta mesma Escola, profissionais que estão prontos para servirem a sociedade irauçubense no que diz respeito à educação de crianças e jovens, onde temos como propósito educar nossos alunos para a vida e possibilitar a construção do conhecimento.
Os nossos professores são: Gilvanda, Lourdes, Socorro, Ozília Adriana e Carlílce de nas 1ª séries; Nataliana, Lucilene e Fátima nas 2ª séries; Neuma, Cleide, Isnaldia nas 3ª séries; Daniele nas 4ª séries; Queiviane, Marlene, César, Daiana e Cleide nas 5ª séries; Marlene, César, Daiana, Margarida, Valdenir, Erilene, Fátima, Cristiélio, Daniel, Francélia, Queiviane e Joseni ensinam de 6ª ao 9ª ano.Contamos também com os seguintes funcionários: Luiz Carlos (Aux. da coordenação), Fabíula (Aux. da coordenação), João e Lucilene (Professore Orient. Biblioteca), Keeully (Aux. de secretaria), Ivanice (Secretária), João Batista (Porteiro), Lauricélia (Aux. de Serviços Gerais), Gilvam (Vigia), Veridiano (Aux. da Coordenação), Gilson (Vigia), Eliane (Merendeira), Auricelia (Aux. de Serviços Gerais), D. Marilene (Aux. de Serviços Gerais) e Conceição (Merendeira).
Desta forma a Escola busca a construção do saber, construção essa que só acontece juntamente com professores, alunos, pais e comunidade uma educação voltada para a vida e para a autonomia do cidadão, como também para a construção de uma sociedade mais digna e igualitária para todos.

Comentários

  1. Nossa! Que saudades tenho do Padre Pascoal...
    Relembro uma parte da minha infância e adolescencia muito feliz.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba