Pag 8 FUNDAÇÃO DO GINÁSIO PAULO BASTOS


Mas agora vejamos a palavra ginásio. Também se deriva do grego, de gymnásion. Esta igualmente significava os exercícios do corpo, o lugar para os exercícios,e também a escola Origina-se do verbo gymnazo (exercitar-se, fazer exercícios ginásticos) e este por sua vez tem sua origem em gymnás (tema gymnad) que quer dizer ágil, exercitado, atleta.


Me lembro bem , eu deveria ter uns 7 anos de idade quando no local existia o Grupo (até hoje não sei porque os irauçubenses usavam a palavra grupo ao invés de colégio, ginásio, escola ) Paulo Bastos . Fora derrubado (hoje se fala lá em Irauçuba demolido, os tempos são outros ) para dar lugar a um lindo colégio. Padrão moderno na época .


Pessoas que se esforçaram para que ele funcionasse : Miltom Ramos, Prof Barbosa e Pe Pachoal .Quantas vezes (perdi até as contas ) meu pai pegava o ônibus Rápido Crateus ( só no nome), o Brasileiro para prestar contas com a direção geral da CNEC (pois o ginásio era subordinado a um grupo que eram donos ) .


A frente do Grupo (antes de ser demolido para virar ginásio) havia uma grota que eu chegara a tomar banho nela .Não existia calçamento ainda .


Então tornou-se o Ginásio Paulo Bastos com muitos algarobas na frente . Foi inaugurado lá pelos anos 70 . Só existia até a 8ª série ginasial . Retornaram alguns irauçubenses que moravam em Fortaleza para ensinar nele : Prof Raimundo Barbosa, Profª Irla, Profª Ivone .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba