Pag 1 O Objetivo deste blog é salvar a Memória Irauçubense

O Povoado que deu origem ao atual Município de Irauçuba se chamou "Cacimba do Meio" até 1899. Nesse ano, um movimento popular comandado pelo Desembargador Álvaro de Alencar, Juiz de Itapajé, mudou a antiga denominação para a atual, que na língua indígena significa "mel de abelha" ou "amizade".
Com a publicação do Decreto Nº 271, de 29 de maio de 1934, de 29 de a povoação foi elevada à categoria de distrito de Itapajé e à de município, com a denominação atual, pela Lei nº 3.598, de 20 de maio de 1957.
Em termos de projeção eclesial, tem-se na primitiva capela e consequentemente Freguesia, a transformação em Paróquia cuja subordinação vincula-se ao Bispado de Itapipoca. A instituição da Paróquia, da qual se tem como padroeiro São Luiz de Gonzaga, em como referência o ano de 1961.

Comentários

  1. Gostei muito desta idéia de registrar os acontecimentos que resgata a memória de Irauçuba.
    Umbilina Fernandes (bibi)

    ResponderExcluir
  2. Irauçuba minha terra natal, cidade que muito gosto.
    Tive que sair muito cedo para estudar e hoje trabalho na área de saúde procurando melhorar cada vez mais a saúde de nossa cidade.

    ResponderExcluir
  3. Estou encantado com este trabalho de preservação da memoria de Irauçuba, eu Nasci em Irauçuba no dia 30 de Março de 1969 minha parteira e madrinha foi Marinete casada com Nicodemos eles tinham farmacia em irauçuba, eu sou filho de Antonio Procidio Braga Conhecido como Antonio Miguel, e Maria Barbosa Braga, sou primo irmão do profesor Antonio Barbosa Braga e Raimundo Barbosa Braga , mas nunca morei em irauçuba porem sou apaixonado por esta cidade , tenho um sonho que é de um dia poder viver mais perto das minhas origens e conhecer pessoas que fazem parte desta cidade...parabens pelo blog

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba