Pag 24 Primeiras Manifestações de Progresso em Irauçuba

Açude Paulo Bastos
ACONTECIMENTOS IMPORTANTES

Apesar das dificuldades por que passava o Município de Irauçuba, sua gente aprendeu a registrar as conquistas por mais simples que fosse, como algo de muita relevância. Assim se deu quando na construção da 1a igreja, no ano de 1875. Luís da Mota e Melo mandou buscar na Itália, a imagem de São Luís de Gonzaga (nosso padroeiro) sendo a primeira missa rezada pelo Padre António Bolacha. Essa capela era mais recuada em relação ao caminho da principal rua do passado (atualmente é a Avenida Paulo Bastos). Houve uma época que aconteceu uma tragédia e um raio destruiu parte da frente da capela, esta foi demolida e reconstruída um pouco mais à frente, era pintada de amarelo e tinha uma pequena torre. Hoje é uma Agência do Banco do Brasil. A igreja atual do município começou sua construção em 1939, e foi inaugurada em 1940, pelo Padre Paulo Ferreira de Almeida, Vigário de Itapajé, tendo recebido melhoramentos posteriores. Atualmente o Vigário da mesma é o Padre Francisco das Chagas Pontes (com mais de 25 anos de pároco em nossa cidade).

O primeiro cacimbão que data de 1906, localizado no meio da vargem foi construído pêlos irmãos Francisco, Beca e João Salustiano, onde hoje é a Rua Pedro Domingues, mas infelizmente foi aterrado, ainda hoje deixa transparecer uma marca úmida, mostrando que ali há água rasa. Os moradores de Irauçuba desde o princípio de sua fundação sofriam muito com a falta de água. Foram cavadas diversas cacimbas, as quais por causa do grande número de pessoas que precisavam, começaram a secar. Em 1950, com os esforços do político Paulo Rodrigues Bastos, juntamente com outros, conseguiram a

construção do Açude que abasteceu Irauçuba por muitos anos. A instalação da rede de água pela CAGECE, foi realizada através do Açude Paulo Bastos, no dia 15 de Janeiro de 1974.

A iluminação elétrica foi inaugurada em 24 de Setembro de 1954, na gestão do Prefeito de Itapajé Raimundo Vieira. A rede energética de Paulo Afonso foi analisada na gestão do Prefeito Jorge Domingues de Araújo, em 1965, e foi inaugurada em 31 de Outubro de 1968 (antigamente Irauçuba possuía iluminação noturna a gás com horário delimitado, gerado por um motor a combustão no Centro da cidade).

A primeira estação telefónica foi inaugurada pelo Inspetor Fausto Magalhães e adquirida pelo Dr. Humberto Rodrigues Andrade em 06 de Outubro de 1929.

A Barragem foi construída em 1911 pela iniciativa de Pedro José da Mota, Luís Gomes da Mota e António Rodrigues Cavalcante, hoje se encontra destruída, mas já foi um importante lugar de memória do nosso município.

O Cemitério São Luís de Gonzaga foi construído em 1912 . O Mercado Público foi inaugurado em 24 de Julho de 1949. A primeira feira livre foi realizada no dia 20 de

Agosto de 1972.

O primeiro automóvel a transitar em nosso município era de propriedade do Senhor Doce Martins, no ano de 1925.

A primeira professora foi D. Julieta Forte de Pentecoste que veio ensinar os filhos de Pedro José da Mota em 1923.

A primeira escola inaugurada foi a Escola Primária Padre Bruno na década de 40, onde hoje está localizado o Prédio da Secretaria de Educação, Cultura e Desporto.

O Patronato São Luís de Gonzaga dirigido pelas irmãs Josefina (desativado há vários anos) foi fundado em 19 de Agosto de 1964 e destinava-se ao ensino de 1° grau e a catequese, tendo a chancela da Prefeitura Municipal.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba