Pag 19 Os Fundadores de Irauçuba


FUNDADORES

A história de Irauçuba teve início com a compra da Fazenda Cacimba do Meio de propriedade de Agostinho de Sousa Leal e Ludovico Pinto de Mesquita no ano de 1812 pelo Sr. Luís da Mota e Melo e seu irmão Herculano Rodrigues Mota. Eles vieram juntamente com seus familiares de Pernambuco, chegaram aqui com muitas dificuldades, toda essa faixa de terra era desabitada e coberta de mata brava cortada pelo Riacho Lanchinha, com sua nascente nas terras que atualmente é a Fazenda Saco Verde, e o local mais preciso

do Riacho é onde hoje temos o Açude Paulo Bastos, construído na gestão do Prefeito de Itapajé, na época o Senhor Raimundo Vieira Filho, em 1951.
Ao chegarem aqui, Luís da Mota e Melo e sua comitiva fizeram seu rancho debaixo de um pé de juazeiro (o juazeiro ficava onde hoje é a atual Igreja Matriz e a Casa Paroquial). O local que deu origem à cidade de Irauçuba foi este juazeiro. Sendo que a primeira casa era pertencente a Luis da Mota e Melo, onde hoje esta rua tem a honra de possuir seu nome, a única casa feita de tijolos na época; depois, seus irmãos juntamente com ele, construíram várias casas de taipa, à margem da estrada real, uma carroçai que ligava Fortaleza a Sobral, hoje BR-222.

Estas casas foram feitas para moradores que vinham de longe para habitarem, a casa de Luis da Mota e Melo, foi um rancho de repouso para todos os viajantes que aqui passavam. A família deu assim o nome de "Cacimba do Meio" prevaleceu ate o dia 24 de junho de 1910. Dr. Vala, um médico viajante que sempre se hospedava na casa de Luis da Mota e Melo, resolveu dá o nome de "Irauçuba", palavra indígena que significa "Mel de Abelha", também traduzida em amizade. Este Senhor achava a casa muito parecida com uma colmeia, pois a mesma, era cheia de filhos, netos, noras, genros e viajantes que lá se hospedavam, por isso a ideia de colocar este nome.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba