Pag 40 AVENIDA CENTRAL, SE TORNA AVENIDA PAULO BASTOS




        As primeiras casas do entorno pertenceram a Luís Gomes da Mota, Raimundo Gomes da Mota, Maroca Ramos, Sr. Camerino, Raimundo Coelho da Mota, José Rodrigues, Pedro da Mota Filho, Antônio Rodrigues Cavalcante, Paulo Rodrigues Bastos, Francisco Jeremias Vasconcelos Ramos (sic), Capitão Pena e Sr. Araújo Chaves.
        Em 1936 Paulo Bastos, político, empresário, educador instala vários empreendimentos comerciais em Irauçuba no estado do Ceará.  Hotel Cearense, Posto de Gasolina, Mercearia geram, naquela época, aproximadamente 25 empregos.




          Incentivou para que Irauçuba se torna-se distrito , depois incentivou para que Irauçuba se torna-se Município. Quando vereador de Itapajé  contruiu as primeiras escolas do distrito de Irauçuba;homem de grande influência.
      Voltando ao passado em 1932, passava na Cacimba do Meio uma comitiva de acadêmicos de direito que iam numa excursão na serra da Ibiapaba visitar a gruta do Ubajara passaram no pequeno lugarejo da Cacimba do Meio para um banho e um lanche na comitiva ia um jovem filho de Itapipoca, Perillo Teixeira, que falando com um comerciante Antônio Rodrigues Cavalcante, pediu a ele se era possível um banho disse o comerciante que a água aqui é difícil mais arranjou uns meninos e mandou pegar a água que custou um mil réis a lata d‟água, era na época dos réis do vintém, era a moeda que circulava no período. O jovem acadêmico vendo a precariedade da água na região se comprometeu com o senhor Antônio Rodrigues que logo que chegar em Fortaleza ia à Inspetoria de Obras Contra as Secas falar com o diretor para conseguir um poço profundo e um cata-vento para a Cacimba do Meio como era chamada e o jovem cumpriu a promessa em junho do ano seguinte, a perfuratriz se encontrava ali na praça perfurando o poço e foi feito, dava muita água a perfuratriz se encontrava ali na praça perfurando o poço e foi feito, dava muita água só que não servia para consumo humano mais servia para os animais, pois a água que é muito salgada não dava para se beber.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba