Tia Gilda Uma Professora Irauçubense Que Tocava Órgão

       
Por Félix Vasconcelos




Tia Gilda era uma professora de voz macia, educada e sorridente. Ela era uma professora irauçubense da década de sessenta. Tocava órgão  na antiga igreja (hoje Banco do Brasil), ela era a única professora irauçubense que sabia ler partitura . Gilda Gomes fora educada em Sobral, município próximo de Irauçuba.
         Ao retornar à Irauçuba fundara a sua própria escola. O ensino era basicamente a leitura e as quatro operações básicas da Matemática: somar, dividir, multiplicar e dividir.
          A escola  com cadeiras de ferro e madeira, bem modernas para a época.A escola ficava na esquina da Rua Walmar Braga, ali ao lado da praça central de Irauçuba.
          Na época em que se usava palmatórias para punir as crianças indisciplinadas, ela relutava em usá-la, para ser sincero , se ele usou este recurso pedagógico eu não sei. Ela era muito amada pelos seus alunos, pois era muito cordial.

Comentários

  1. Este órgão era da Tia Gilda?Onde se encontra? Ou é da Igreja? Qual o paradeiro deste?

    ResponderExcluir
  2. Este órgão representa apenas o original, pois o original a Igreja Católica deu fim , assim como destruiu o patronato; avidamente por dinheiro alugou uma das igrejas para o Banco do Brasil.

    ResponderExcluir
  3. Você pode publicar fotografias das missas que ela as tocava o piano ? eu gostaria muito de conhecer?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba