Pag 30 A Historiadora e Professora Tia Cimá


LEONETE VASCONCELOS MOTA “TIA CIMÁ”


Em Irauçuba, na Rua Elvira Negreiros Bastos, no Bairro da Barragem, Irauçuba – Ce, numa casa simples, mora Leonete Vasconcelos Mota, com setenta e seis anos, conhecida como Tia Cimá.

Mesmo com essa idade, Tia Cimá, demonstra muita garra e vivacidade. Foi professora durante muito tempo, depois passou a ser supervisora do município e pertence à família Mota que foi fundadora de Irauçuba e atualmente aposentada, vive em sua residência, e é considerada historiadora popular por relatar a origem e a história de Irauçuba.

Em todos esses anos, Tia Cimá tem prestado um bom trabalho na sua cidade. Ela conhece toda a história do nosso município, desde os fundadores aos dias atuais, sabe tudo isto não só porque viveu todos esses anos, mas sim porque sempre pesquisou, anotou e estudou as origens de nossa terra. Em sua infância ficava atenta às conversar de seus pais, tios e avós que relatavam fatos históricos, os quais gravou em sua memória. Tia Cimá é uma exímia contadora de histórias, adora contar histórias de trancoso, causos de antigamente e lendas que ouvia contarem.

Desde muito tempo ela recebe grupos de estudantes em sua casa para falar o que sabe sobre Irauçuba, e hoje seu nome está em muitas bibliografias de monografias que foram feitos por universitários, inclusive na monografia do atual prefeito Nonatinho.

Tia Cimá foi escolhida para ser bolsa-memória do projeto FECOP – Talentos da Cultura – do Governo do Estado e honrou tal reconhecimento por parte do Governo.

Ela também possui o dom da arte da literatura: faz cordéis, poesias e músicas e relembra: “Na época em que era para ser feito o Hino de Irauçuba, fiz um que tirou o 2º lugar na votação do júri, gostei tanto que resolvi fazer uma canção para Irauçuba, que é muito conhecida no município.

Ela tem muitos amigos jovens que a visitam constantemente. Ela recebe crianças e adolescentes, universitários, pesquisadores, historiadores cotidianamente em sua residência: “Os estudantes estão sempre a minha procura e entre eles muitos são crianças e adolescentes, eu procuro falar daquilo que sei, para ampliar os conhecimentos das pessoas sobre nossa história”.

Tia Cimá recebeu a homenagem muito honrosa do prefeito Nonatinho com o seu nome do Centro Cultural de Irauçuba, como reconhecimento pelo trabalho de historiadora, artista e professora de Irauçuba.

Em suas palavras conclusivas ela demonstra a sabedoria e experiência de uma mulher que sempre valorizou a educação e a história do seu lugar: “Acredito que contribuo muito para as pesquisas e conhecimento de nosso lugar e para atualização e aprendizado das crianças e adolescentes”. Palavras nos faltam para defini-la porque por mais que tentássemos transmitir a fibra e a capacidade dessa grande mulher que é símbolo da nossa cultura e tradição, não conseguiríamos alcançar a sua essência.

Essa é Tia Cimá, a nossa historiadora popular.

Comentários

  1. Irauçuba e o Ceará viveu períodos de pouca valorização, de artistas, poetas e historiadores como D. Cimá. De uns tempos para cá, vemos irauçubenses sendo homenageados por seus talentos. Como o Mestre Vino do Juá, o Luthier de Irauçuba que recebeu o título de mestre da cultura e agora D. Cimá recebendo esta homenagem em vida. Parabéns Irauçuba!
    Chico Antonio.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba