Pag 41 Carta-Apelo para Tornar Irauçuba Um Município



 Carta-Apelo para Tornar Irauçuba Um Município (Escrita por José Barbosa de Lima  Publicada no jornal O Povo  Em 20 de novembro de 1956)
                                          
    Avante, Irauçubenses !


   No momento em que a simpática Vila de Irauçuba sacode-se de entusiasmo, na ânsia febril de sua autonomia política, faço sentir a minha simpatia por essa justa iniciativa que por certo encontrará eco nos ouvidos dos homens de bem de nossa augusta Assembléia .
    A antiga Cacimba do Meio tem sobrada razão em querer elevar-se à categoria de cidade do nosso “hinterland”, porquanto vilas menos movimentadas já o conseguiram graças à boa vontade e ao espírito de luta de seus filhos. Não se mede as cidades pela sua extensão, mas pelas tradições e mesmo pelas suas necessidades. Elevando-a à categoria de município estaremos prestando justa homenagem à memória de seu primeiro benfeitor, que se chamou Luis da Mota e Melo e cuja Vila foi objeto de suas constantes preocupações.

     Alias, não posso falar sobre a formação política desta Vila, porquanto o pouco que venho dizendo foi informação de um amigo ali residente. Apenas venho dizer que o povo daquela zona clama altissonantemente pelas suas justas reivindicações. Clama assim, clama incessantemente “Clama ita que ne cesses”.

     Aproveitamos o impulso do povo. A voz do povo espelha a Voz da Providencia. “Vox populi, Vox Dei. Esta a advertência da Divina Sabedoria. Não nos deixemos vencer por egoísmo político. Façamos valer as nossas tradições de honradez e caráter. Saibam aqueles que abominam tão justa Causa que o povo desta Vila não está dormindo e nem se encontra de cócoras como o Jeca! Ele saberá enfrentar as incompreensões e vicissitudes que se lhe deparam num acinte de ódio e de inveja. Não se faz mister , ressalto , o meu estímulo ao povo audaz e laborioso de Irauçuba, porquanto de lá ele já se está debatendo na trincheira das suas justas inspirações.

     Redigindo estas ligeiras notas, queremos salientar que foi o senhor Paulo Rodrigues Bastos, por muito tempo influente Chefe político daquela localidade, um dos que mais trabalharam pelo soerguimento dessa vizinha e progressista Vila que já possui ares de cidade.

     Que o povo de Irauçuba, como Diógenes, não fique de mão estendida para estátuas, apesar de tanta indiferença com que muitos encaram este movimento. Praza aos céus não se arrefecer o ânimo titânico desse povo altivo e sobranceiro que ao contrario do filosofo, não está acostumado à recusa de uma vez que persistirá nas suas sagradas aspirações.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pag 36 A História da Igreja Assembléia de Deus em Irauçuba

Pag 20 Famílias que Contribuiram para o Progresso de Irauçuba